Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 2 de julho de 2019
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, será ouvido nesta terça-feira (02) por quatro comissões da Câmara dos Deputados sobre as conversas vazadas pelo site The Intercept Brasil referentes ao período em que ele julgava os casos da Operação Lava-Jato. A audiência está marcada para as 14h.
Moro será ouvido por parlamentares dos seguintes colegiados: Constituição e Justiça, Trabalho, Direitos Humanos e Fiscalização Financeira e Controle. O ex-juiz federal havia marcado o depoimento para a última quarta-feira (26), mas declinou da audiência justificando ter uma viagem marcada para os Estados Unidos.
O cancelamento revoltou o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Helder Salomão (PT-ES). “Alguns deputados e as próprias comissões estão buscando entender por que o ministro não compareceu. Ele deve explicações à sociedade brasileira. Ele precisa se explicar. Ele precisa explicar os bastidores da Lava-Jato”, disse o parlamentar.
O vazamento de mensagens atribuídas a Moro sugere que o ministro da Justiça teria agido em conjunto com o Ministério Público em processos da Operação Lava-Jato. Na última vez que falou a parlamentares, no dia 19 do mês passado, em uma audiência convocada pelo Senado, o ministro alegou que as conversas divulgadas pelo site não demonstravam desvios ou infrações e que haveria um grupo criminoso criado para invalidar as suas decisões quando era juiz federal.
Pacote anticrime
Esta terça-feita também será importante para Moro no Congresso Nacional porque o projeto apresentado por ele, conhecido como pacote anticrime, deve ter um parecer apresentado no grupo de trabalho criado para avaliar a proposta.
Segundo o relator da medida, deputado Capitão Augusto (PL-SP), os parlamentares são favoráveis a 80% das mudanças que o texto propõe. A reunião do grupo deve acontecer às 10h.
O texto proposto por Moro sugere mudanças em 14 leis relacionadas a crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha e corrupção.
Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com Moro, na manhã desta segunda-feira (1º), no Palácio do Planalto, para discutir a investigação da Polícia Federal sobre as candidaturas de laranjas do PSL.