Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 24 de abril de 2023
Apontado como o relato de uma das maiores aventuras da história, o livro “Sozinho ao Redor do Mundo” inspirou e ainda inspira os exploradores deste imenso planeta. Escrita por Joshua Slocum, a obra apresenta as memórias do velejador após realizar a primeira circunavegação solitária em um barco a vela no final do século XIX.
Sucesso imediato logo após seu lançamento, em 1900, neste clássico de superação e coragem, o capitão profissional de veleiros descreve a própria façanha de ter sido a primeira pessoa a dar a volta ao mundo sozinha, a bordo do Spray. Uma nova edição deste clássico da literatura de viagens chega no Brasil pelo Grupo Editorial Edipro, e conta com prefácio assinado pelos velejadores Lars Grael e Murillo Novaes.
Sozinho ao redor do mundo trata-se de uma empolgante narrativa de determinação, um brilhante diário, repleto de ilustrações e mapas que vão despertar nos leitores o desejo de ir além e acender a chama aventureira. Joshua Slocum descreve com emoção os perigos de sua jornada, como vendavais e pirataria, e envolve com a descrição de enseadas, cardumes e recifes de corais.
“Joshua Slocum é um ícone, um marco na história da navegação — e, portanto, da própria humanidade. Ele inaugurou uma nova modalidade de desafios oceânicos e também, possivelmente, um novo gênero na literatura de aventura”, descrevem Lars Grael e Murillo Novaes.
A história contada em Sozinho ao redor do mundo começa no ano de 1895, em Boston e termina 46 mil milhas náuticas navegadas depois, julho de 1898, em Newport, Rhode Island. Durante sua excursão pelos mares, Joshua Slocum passou pela Brasil e expressa na obra também as impressões sobre as terras brasileiras e o povo do país.
Além de ser uma história contada pelo primeiro circunavegador solitário da história, Sozinho ao redor do mundo é uma daquelas leituras para concluir sem interrupções, uma narrativa que irá despertar a vontade de também cruzar o mundo. Aos amantes de viagens e dos mares, Slocum faz um convite ao descrever o mar, as ondas e todas as culturas e lugares que conheceu ao redor do globo.