Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 1 de dezembro de 2022
Fred e Gabriel Jesus foram as escolhas de Tite no último treinamento da Seleção Brasileira antes do duelo com Camarões, no encerramento do Grupo G da Copa do Mundo, nesta sexta-feira (2), às 16h (de Brasília) no Estádio Lusail.
Em atividade fechada no início da noite de quinta (1º), no estádio Grand Hamad, o volante do Manchester United e o atacante do Arsenal trabalharam a maior parte do período, acabando com qualquer dúvida que o treinador poderia ter.
O Brasil vai com equipe toda reserva, já de olho nas oitavas de final do Mundial.
Em entrevista coletiva mais cedo, Tite já tinha falado que o treinamento seria para ajustar a parte ofensiva, uma vez que não havia dúvida na defesa com Ederson, Dani Alves, Militão, Bremer e Alex Telles. À frente deles ficará Fabinho.
Rodrygo já tinha sido confirmado pelo treinador na disputa com Everton Ribeiro.
Havia dúvida sobre a utilização de Fred, uma vez que ele está pendurado com um cartão amarelo, mas ele ganhou a disputa com Bruno Guimarães. Na frente, Gabriel Jesus superou a concorrência de Pedro.
Se não houver nenhuma surpresa de última hora, o Brasil vai a campo contra Camarões com: Ederson, Dani Alves, Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Fred e Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Martinelli.
Desta maneira, o Brasil chegará a 23 jogadores utilizados no Mundial, restando apenas Weverton, Everton Ribeiro e Pedro para estrear – curiosamente os três que atuam em clubes brasileiros.
Para o jogo contra Camarões o Brasil já não tem à disposição Neymar e Danilo, ambos com problema no tornozelo, e também Alex Sandro, que sofreu uma lesão muscular no quadril.
Com duas vitórias em dois jogos nesta Copa do Mundo, basta um empate para o Brasil terminar em primeiro lugar no grupo G e enfrentar o segundo do grupo H. Neste momento, o adversário seria a seleção de Gana.
Quarteto ofensivo
O quarteto ofensivo do Brasil que começa o jogo contra Camarões nesta sexta é o mais jovem da história da Seleção em mais de 60 anos de Copas do Mundo. A média de idade é de apenas 22,9 anos.
Dos quatro, três nasceram neste século: Rodrygo (9 de janeiro de 2001), Antony (24 de fevereiro de 2000) e Gabriel Martinelli (18 de junho de 2001), o caçula nesta Copa. Gabriel Jesus nasceu em 3 de abril de 1997.
A geração de 2022 contra Camarões ficou atrás da turma de 1958. Naquela edição, o Brasil que entrou em campo nas quartas de final contra País de Gales tinha na frente Garrincha, Mazzola, Zagallo e Pelé.
Eles tinham na época média de idade de 22,2 anos, aproximadamente – muito por conta dos 17 anos e oito meses de Pelé, em sua estreia. Zagallo era o mais velho, perto de completar 26.
Analisando toda a história do Brasil no torneio, esse quarteto de 2022 só é mais velho do que o de 1958 e outro de 1934. No único jogo da Seleção, pelas oitavas de final contra a Espanha, Waldemar de Brito, Leônidas, Armandinho e Patesko tinham, em média, 22,1 anos.