Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 4 de junho de 2023
Três astronautas chineses retornaram em total segurança à Terra depois de uma missão a bordo da estação espacial chinesa descrita como um “sucesso absoluto”, informou a mídia estatal nesse domingo (4). A cápsula cor de cobre da espaçonave Shenzhou-15 pousou no norte do país, na Mongólia Interior, de acordo com a agência de notícias China News.
Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu saíram da aeronave “em boas condições físicas”, informou a agência, chamando a missão de “sucesso absoluto”.
Imagens divulgadas pela mídia estatal mostraram médicos em macacões brancos envolvendo os astronautas em cobertores azuis.
O trio de taikonautas, como são chamados os astronautas na China, passou seis meses a bordo da estação espacial Tiangong, quando realizaram caminhadas espaciais e diversos experimentos.
Missão à Lua – Na semana passada, a China lançou um foguete com três novos astronautas – incluindo o primeiro civil chinês em órbita – para a estação como parte da missão Shenzhou-16, que é a quinta operação tripulada com destino à estação espacial chinesa desde 2021.
Segundo a mídia estatal, os astronautas enviados substituíram os membros da missão Shenzhou-15, que chegaram à estação espacial em novembro do ano passado.
A estação chinesa é composta por três módulos e foi concluída no fim de 2022, após o envio de 11 missões ao espaço, incluindo operações não-tripuladas.
A China tem planos para ampliar a estação nos próximos meses, com o envio de mais um módulo.
Pequim injetou bilhões de dólares em seus programas espaciais com o objetivo de alcançar os Estados Unidos e a Rússia. O país espera enviar uma missão tripulada à Lua até 2030 e pretende construir uma base no local.