Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 8 de abril de 2024
Presente em mais de 70 rankings nacionais e internacionais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) obteve o melhor desempenho de sua história no Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pontuação foi de 4,401, com crescimento pelo quarto ano consecutivo.
Esse resultado se refere a 2022, período mais recente na análise, que chega agora ao público. Antes, a instituição havia registrado escores de 4,297 em 2018, 4,300 em 2019 e 4,349 em 2021 (não houve apuração em 2020, primeiro ano da pandemia de coronavírus).
O índice faz parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e corresponde à média das notas dos cursos de graduação, conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e dos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, vinculada ao Ministério da Educação) no que se refere aos cursos de pós-graduação. A UFRGS se manteve no nível 5, o máximo do IGC.
Ranking nacional
O levantamento também classifica a instituição como a terceira melhor universidade brasileira e vice-campeã dentre as federais. No topo do ranking geral está é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com um IGC de 4,586 , seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com 4,4167, somente 0,015 acima da federal gaúcha.
De acordo com a professora e secretária de Avaliação Institucional, Soraya Tanure, o mérito é do trabalho coletivo da comunidade acadêmica, tanto no âmbito da graduação quanto na pós:
“Nosso melhor desempenho foi registrado nos cursos de mestrado. Ainda podemos avançar em relação às notas obtidas pelos estudantes de graduação no Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes] e também no questionário preenchido pelos participantes desse teste. Mas nosso maior desafio é manter a evolução ano após ano. A UFRGS utiliza o índice como parâmetro de diagnóstico interno e espera maiores evoluções até 2026”.
O reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões, também repercutiu a notícia: “No período de análise, estávamos no final da pandemia e com grandes restrições orçamentárias. Assim, além do desempenho acadêmico, é também resultado do trabalho administrativo, compartilhando entre toda a comunidade acadêmica. Um esforço que permite que sejamos hoje uma das melhores universidades públicas federais do Brasil e da América do Sul”.
Essas e outras informações sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (incluindo a programação cultural, que inclui diversas atividades para qualquer interessado) podem ser consultadas na internet. O site oficial é ufgrs.br.
(Marcello Campos)