Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

UFRGS obtém melhor resultado de sua história em avaliação de cursos pelo Inep

Presente em mais de 70 rankings nacionais e internacionais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) obteve o melhor desempenho de sua história no Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pontuação foi de 4,401, com crescimento pelo quarto ano consecutivo.

Esse resultado se refere a 2022, período mais recente na análise, que chega agora ao público. Antes, a instituição havia registrado escores de 4,297 em 2018, 4,300 em 2019 e 4,349 em 2021 (não houve apuração em 2020, primeiro ano da pandemia de coronavírus).

O índice faz parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e corresponde à média das notas dos cursos de graduação, conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e dos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, vinculada ao Ministério da Educação) no que se refere aos cursos de pós-graduação. A UFRGS se manteve no nível 5, o máximo do IGC.

Ranking nacional

O levantamento também classifica a instituição como a terceira melhor universidade brasileira e vice-campeã dentre as federais. No topo do ranking geral está é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com um IGC de 4,586 , seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com 4,4167, somente 0,015 acima da federal gaúcha.

De acordo com a professora e secretária de Avaliação Institucional, Soraya Tanure, o mérito é do trabalho coletivo da comunidade acadêmica, tanto no âmbito da graduação quanto na pós:

“Nosso melhor desempenho foi registrado nos cursos de mestrado. Ainda podemos avançar em relação às notas obtidas pelos estudantes de graduação no Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes] e também no questionário preenchido pelos participantes desse teste. Mas nosso maior desafio é manter a evolução ano após ano. A UFRGS utiliza o índice como parâmetro de diagnóstico interno e espera maiores evoluções até 2026”.

O reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões, também repercutiu a notícia: “No período de análise, estávamos no final da pandemia e com grandes restrições orçamentárias. Assim, além do desempenho acadêmico, é também resultado do trabalho administrativo, compartilhando entre toda a comunidade acadêmica. Um esforço que permite que sejamos hoje uma das melhores universidades públicas federais do Brasil e da América do Sul”.

Essas e outras informações sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (incluindo a programação cultural, que inclui diversas atividades para qualquer interessado) podem ser consultadas na internet. O site oficial é ufgrs.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo gaúcho inicia entrega de kits de alimentos ou cestas básicas para municípios atingidos por eventos climáticos
Finalizados os testes técnicos para compra das primeiras câmeras corporais destinadas à Brigada Militar e Polícia Cil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play