Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 26 de maio de 2024
Desde o início deste mês, quando começaram as enchentes em Porto Alegre e em quase todo o território gaúcho, o Shopping Total tem reunido serviços para a comunidade. Foi criado um centro de arrecadação no Largo Cultural, ao lado da Pompéia, que já somou mais de 3 mil toneladas de água, colchões, roupas, sapatos, kits de higiene e cestas básicas, recebendo donativos de todo o Brasil, inclusive de Brumadinho (MG).
Os itens passam pela triagem de voluntários, que fazem a separação e os encaminham para abrigos e casas de acolhimento na Capital e na Grande Porto Alegre. Para a logística funcionar, o Total conta com o apoio de instituições como Instituto Dunga, Instituto Cultural Floresta, Seleção do Bem, Defesa Civil e Prefeitura de Porto Alegre, entre outras.
Vias de certidões gratuitas
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em parceria com os Registradores Civis das Pessoas Naturais de Porto Alegre, oferece gratuitamente mais um ponto de atendimento emergencial para solicitação de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito para as pessoas que perderam seus documentos nas enchentes. A medida é extensiva à documentação de todo o Brasil.
No Total, em conjunto com o 3º Cartório de Registro Civil, o local funciona nos dias úteis, das 12h às 17h, na loja em frente ao Tudo Mais Utilidades. Quem for fazer registro de nascimento também será atendido.
Esses documentos são gratuitos para quem se declarar atingido pelas enchentes. Para obtenção de outros, em especial da carteira de identidade, é indispensável que os usuários solicitem a segunda via de suas certidões de nascimento ou casamento.
Unidade Móvel de Saúde
Uma Unidade Móvel da ONG SAS Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, está instalada no Largo Cultural do Total. O veículo funciona diariamente, das 9h às 22h, por 30 dias. As especialidades oferecidas são medicina de família e comunidade, com dois médicos de família, uma enfermeira de família, uma cirurgiã dentista, uma farmacêutica, uma auxiliar de farmácia e quatro técnicas de enfermagem.
Qualquer pessoa que acessar a unidade será atendida, apresentando preferencialmente documentos com foto, informando o CPF. Todas as faixas etárias, gestantes e bebês podem fazer consultas.