Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 1 de março de 2023
Talvez alguns de seus amigos tenham parado de comer carne, talvez você esteja pensando em fazer o mesmo, talvez uma voz dentro de você esteja lhe dizendo para fazer isso. Bem, sejam razões éticas ou morais para as condições em que os animais são criados, ou ambientais para a poluição produzida por essas fazendas industriais e em grande escala ou razões de saúde e perda de peso que sugerem que você coma menos carne ou pare definitivamente…estas são as reações que você deve esperar do seu corpo:
Você poderá perder peso
A carne vermelha é calórica. Ao eliminá-la da dieta, é provável que você perca peso, na verdade, as porções de carne que estamos acostumados costumam exceder as necessidades calóricas.
Seu corpo ficará menos ácido
Corpos saudáveis são, de fato, caracterizados por um bom equilíbrio de pH. A carne vermelha produz uma alta carga de ácido que o corpo absorve e então tenta neutralizar. Não é por acaso que é em um ambiente ácido, onde as doenças são mais propensas a se desenvolver.
Você pode se sentir menos inchado
A digestão da carne é mais exigente e, portanto, lenta, em comparação com muitos outros alimentos. Isso pode causar dor abdominal ou aumento dos gases intestinais durante a digestão.
Sua pele pode melhorar
Uma pele saudável e brilhante começa de dentro. A ingestão de frutas e vegetais, também ricos em vitaminas A, C e E, conhecidos por combater os radicais livres, ajuda a manter a pele saudável e flexível (entre outros benefícios).
O colesterol pode baixar
A eliminação da carne vermelha reduz a quantidade de gordura saturada ingerida, associada a níveis mais elevados de colesterol. O acúmulo dessas gorduras, ao longo do tempo, pode favorecer o desenvolvimento de distúrbios e doenças cardiovasculares.
Os riscos de câncer devem baixar
As dietas ricas em gordura saturada e a carne rica em gordura saturada estão associadas ao aumento da inflamação no corpo, e a inflamação crônica está ligada ao desenvolvimento de câncer. Não é por acaso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a carne vermelha como um possível carcinógeno: o que significa que pode causar câncer.
O risco de doenças graves deve diminuir
Assim como eliminar a carne vermelha significa melhor proteção contra o câncer, o mesmo acontece com outras doenças não menos traiçoeiras: em particular as doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.
Você deve se sentir com mais energia
Substituir a carne vermelha por alimentos saudáveis ricos nos nutrientes de que mais precisamos, como cereais, feijão, frutas e vegetais, pode aumentar os níveis de energia do nosso corpo.
Alguns nutrientes podem te faltar
É claro que ao cortar a carne renunciamos a alguns nutrientes que deveremos procurar em outro lugar, especialmente proteínas. Onde recuperá-los então? Recomendamos marisco, tofu ou produtos de soja., mas também cereais, nozes e sementes.