Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 9 de agosto de 2023
Cerca de 54% dos consumidores brasileiros (47% no mundo) disseram que provavelmente viajarão em um voo doméstico nos próximos 6 meses, enquanto 37% (44% globalmente) pretendem de fazer um voo internacional. Os dados são da mais recente pesquisa Global Consumer Insights Survey 2023, da PwC.
Há também a intenção de conhecer novos locais: 61% dos brasileiros esperam conhecer novos destinos, enquanto 56% dizem que visitariam algum lugar já conhecido. No mundo, esses percentuais são, respectivamente, 58% e 54%.
Japão
Brasileiros terão isenção de visto para viagens a turismo ao Japão a partir de 30 de setembro. A informação foi divulgada pelo Itamaraty, o Ministério de Relações Exteriores. A isenção do visto será por até 90 dias. Ao mesmo tempo, o Brasil também concederá isenção de visto aos japoneses em visita ao Brasil.
Segundo nota do MRE, a isenção terá validade inicial de três anos, e passa a vigorar a partir de 30 de setembro de 2023.
Durante o governo Jair Bolsonaro, o Brasil concedeu isenção de visto a cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão em visita ao Brasil, mas o atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva indicou que poderia reverter a medida caso não houvesse reciprocidade de tratamento aos brasileiros do outro país.
O governo brasileiro diz que o acordo “decorre do anúncio do primeiro-ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado”. O benefício concedido pelo governo japonês, diz o MRE, “permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, em consonância com o padrão da política migratória brasileira, alicerçada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados”.
Sem medidas semelhantes da Austrália, Canadá e EUA, o Brasil voltará a exigir vistos de turistas desses três países a partir de 1º de outubro. A exigência foi oficializada em maio no Diário Oficial.
Argentina
Um programa criado pelo Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina dá a turistas estrangeiros com viagem marcada para o país um vale-presente de até US$ 100.
O site oficial do programa Tesoros Argentinos, criado pelo Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), informa que o valor a ser liberado pode ser usado em experiências gastronômicas, artísticas, de bem-estar ou aventura – são mais de 1.500 opções, segundo o portal.
Para participar, os interessados não podem ter nacionalidade argentina, devem ter mais de 18 anos e ter uma estadia mínima programada de três noites no país. Quem preencher esses requisitos deverá responder a um formulário, que será disponibilizado no site do programa, na próxima terça-feira, 15 de agosto. No caso de viagens em família, todos os integrantes maiores de 18 anos podem preencher o formulário para tentar ganhar os pontos.