Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Vídeos no TikTok ensinam tampar a boca com fita adesiva para dormir; prática é condenada por médica

O TikTok é uma fonte de tendências. Algumas são positivas, outras, nem tanto. Na segunda situação se inclui o truque de prender os lábios com fita adesiva para dormir. A ideia começou a circular nas redes no início do ano, mas não para de ganhar adeptos. A hashtag #mouthtape, que em tradução livre significa “fita na boca” conta com 40,3 milhões de visualizações e há outros desdobramentos dela como a #mouthtapesleeping (fita na boca para dormir) com 1,4 milhão de visualizações, entre outras.

Os adeptos defendem a prática como uma forma de forçar a respiração nasal durante o sono e obter benefícios como um sono mais profundo e restaurador, ter mais energia, um maxilar mais definido; pele, humor e digestão melhores; além de um melhor funcionamento cerebral, fortalecer o sistema imunológico e reduzir cáries, doenças gengivais e mau hálito.

De fato, respirar pela boca ao dormir pode trazer alguns prejuízos à saúde. Entretanto, a neurologista Márcia Assis, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono (ABS) afirma que fechar a boca com fita não é a solução para o problema.

“A pessoa que respira pela boca ao dormir, tem algum problema de respiração. Normalmente, isso acontece porque ela não consegue estabelecer uma respiração nasal adequada e, consequentemente, abre a boca para auxiliar. No entanto, tampar a boca com uma fita não vai solucionar o problema. Pelo contrário, pode até mesmo agravá-lo e implicar em riscos à saúde”, alerta a médica.

A respiração ideal

Respirar pelo nariz ao dormir é fisiologicamente natural e saudável por uma série de motivos. Para começar, a cavidade nasal é forrada com pelos finos no nariz, chamados cílios, que filtram o ar de poeira, alérgenos, germes e detritos ambientais antes de permitir que ele entre no pulmão. Além disso, a respiração nasal hidrata o ar que entra, enquanto o ar seco inspirado diretamente pela boca pode irritar os pulmões.

Respirar pela boca ainda pode levar ao ronco e à sede excessiva à noite, além de boca seca e mau hálito ao acordar. Com o tempo, essa respiração errada pode causar doenças gengivais, má oclusão e um sono pouco restaurador.

Em um experimento relatado no livro “Breath: The New Science of a Lost Art” ou “Respiração: A Nova Ciência de uma Arte Perdida” (em tradução livre), o jornalista americano James Nestor permitiu que cientistas tapassem seu nariz com silicone e fita cirúrgica por 10 dia. Nesse curto período, ele desenvolveu apneia obstrutiva do sono, apresentou um aumento abrupto da pressão arterial, do pulso e da frequência cardíaca, além de queda nos níveis de oxigênio no sangue, dificultando o funcionamento do cérebro.

Portanto, respirar pela boca ao dormir não é normal. Mas tentar resolver esse problema tampando a boca com uma fita tampouco é uma solução.

“Não recomendamos usar a fita e sim procurar ajuda para saber por qual motivo a pessoa não respira pelo nariz quando dorme e tratar isso”, orienta a médica.

Muitas pessoas que respiram pela boca acabam roncando. Mas o ronco também é um sintoma da apneia obstrutiva do sono, doença que afeta 30% das pessoas e é caracterizada por pausas na respiração ao dormir. Para essas pessoas, tampar a boca com fita pode ser particularmente perigoso.

“Se a pessoa não tem uma respiração nasal inadequada e tampa a boca, ela não consegue respirar e isso agrava a obstrução”, diz Assis.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Marido de Silvia Poppovic morre quatro meses após transplante de medula
Maradona recebe homenagem da Fifa e Conmebol no Catar dois anos após sua morte
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play