Terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Vilões do armazenamento: 5 coisas que acabam com o espaço do seu celular

A falta de armazenamento no celular é um dos grandes problemas de usuários, já que pode atrapalhar o desempenho do aparelho. No entanto, hábitos comuns como manter a galeria muito cheia e não limpar o cache dos apps podem contribuir com a falta de espaço no dispositivo – e, consequentemente, torná-lo mais lento e propenso a travamentos. Pensando nisso, reunimos cinco vilões do armazenamento que estão acabando com o espaço do seu celular e você precisa saber. Confira, abaixo, e saiba como melhorar o desempenho do seu dispositivo.

1. Manter a galeria muito cheia

A galeria do celular pode ocupar muito armazenamento do telefone, principalmente quando está com muitas fotos salvas. Diversos fatores podem levar a esse problema, como acumular mídias e deixar de fazer limpezas regulares no telefone, ou salvar arquivos muito grandes, como vídeos longos e imagens em alta definição.

Desse modo, é imprescindível realizar o gerenciamento periódico da galeria e deletar as fotos e vídeos que não são necessários, além de salvar em nuvem ou HD externo aqueles que são bastante grandes, poupando espaço no telefone.

2. Não limpar o cache dos apps

Ao acessar um app, como uma rede social, a plataforma realiza o armazenamento de fotos, vídeos e outros dados de navegação em cache, contribuindo para que, nos próximos acessos, as informações tenham um carregamento mais rápido. Com o tempo, muitos dados são armazenados, surtindo um efeito oposto ao desejado: em vez de tornar a navegação mais rápida, ela passa a apresentar lentidão. Isso leva à necessidade de realizar uma limpeza do cache para liberar espaço de armazenamento no dispositivo.

3. Apps inúteis ou pouco usados

O dispositivo pode acumular diversas plataformas desnecessárias, que ocupam espaço de armazenamento sem nenhum propósito. Por isso, é essencial revisá-las periodicamente e desinstalar os apps que você não usa há muito tempo, a fim de melhorar a capacidade de armazenamento do telefone. Entre as plataformas sem utilidade, podem estar aqueles que já vêm instaladas de fábrica, além de apps com funções que já estão disponíveis de forma nativa no telefone, como calendário e lanterna.

Outro ponto importante é ter atenção àqueles apps que são “abandonados” pelos desenvolvedores, ou seja, não recebem mais atualizações. Isso pode apresentar riscos à segurança dos usuários, já que eles se tornam mais suscetíveis a hackers, além de ocupar espaço interno. Com isso, é indicado removê-los quanto antes. Para saber se uma plataforma foi descontinuada, acesse a Google Play Store, no Android, ou a App Store, no iPhone, e busque por ela. Se não estiver entre os resultados, significa que ela foi retirada do ar.

4. Arquivos grandes

Arquivos grandes podem ocupar rapidamente o espaço de armazenamento do telefone, afetando o desempenho do aparelho. Eles podem ser vídeos muito longos, fotos em alta definição, apps de jogos, áudios longos, entre outras possibilidades. Por isso, é indicado salvar na nuvem ou em um HD externo esse tipo de mídia, além de revisar conversas em apps de mensagens. Desse modo, aquilo que já não faz mais sentido pode ser removido, liberando memória.

5. Apps espiões ou malwares

Aplicativos espiões ou malwares também podem ser prejudiciais ao espaço de armazenamento do telefone, além de prejudicarem a segurança dos usuários. Isso acontece porque eles podem coletar informações sensíveis e, com isso, ocupam volume no dispositivo. Esse tipo de plataforma pode até mesmo baixar atualizações sem o consentimento do usuário. Outro ponto é que, assim como em outros apps, eles também podem armazenar cache e até mesmo criar cópias de arquivos, como fotos, vídeos e capturas de tela.

Por isso, certifique-se de que todos os seus apps instalados são confiáveis. Outra dica é monitorar o armazenamento nas configurações do seu telefone; caso perceba que uma plataforma está consumindo mais espaço do que o normal, desconfie.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Conheça o risco oculto à saúde de lavar o cabelo em salão de beleza
Novo tamanho do feed do Instagram: saiba formato ideal para usar em 2025
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play